Para alinhar o entendimento, devemos recordar que o IBM Rational Team Concert (RTC) faz parte da plataforma Jazz e é uma ferramenta com três vocações:

- Gerência de Configuração
- Gerência de Mudança
- Integração Contínua

Através de recursos colaborativos inspirados em redes sociais, ele tem se tornado a peça fundamental no ambiente de desenvolvimento de software de muitas empresas.

De forma não-intrusiva, o RTC consegue fornecer visões de como está o andamento do trabalho dos projetos, o que é fundamental para toda a equipe. Para os desenvolvedores, recursos como controle do código fonte, integração contínua, rastreabilidade de artefatos com tarefas, controle de defeitos e solicitação de mudanças, integrados em uma única ferramenta, têm se mostrado fundamental para melhoria na qualidade do trabalho, mais produtividade e menos problemas com integração de ferramentas. Usando estes mesmos recursos de colaboração, painéis, gráficos e planos de trabalho, gestores conseguem visualizar o andamento do trabalho e a velocidade do time. A transparência ajuda a levantar possíveis riscos e planejar/replanejar o trabalho com mais eficiência.

Da perspectiva das metodologias de desenvolvimento de software, o RTC pode ser usado tanto na gestão de projetos ágeis quanto dos tradicionais ou processos customizados. Todos estes recursos disponíveis no RTC fazem parte da suite ALM (Application Lifecycle Collaboration) da IBM, que é apontada como líder de mercado pelo Gartner (Novembro de 2010).

De olho nestas vantagens, existem muitos clientes implantando o RTC para melhorar seus ambientes de desenvolvimento de software. Muitos deles, já na fase de rollout, estão criando novas áreas de projeto diariamente a partir de templates de processo pré-definidos. Um template de processo nada mais é do que um conjunto de configurações que podem ser reutilizadas na criação de novas áreas de projeto. Esses recursos são excelentes, mas ainda existe um problema: como adicionar melhorias nos tais templates de processo e ao mesmo tempo replicar essas configurações para áreas de projeto antigas que não são mais afetadas pelo template?

Existem duas boas soluções de como centralizar as configurações e minimizar a quantidade de trabalho manual:

- utilizar a Área de Projeto Master
- utilizar um plug-in para a ferramenta chamado “RTC Sync Process Configuration”

Acabei de publicar um artigo no developerWorks sobre esse tema, e que explica detalhadamente como funciona cada estratégia, além das vantagens e desvantagens de cada uma.

Neste artigo você também poderá baixar o plug-in “RTC Sync Process Configuration”.

Para saber mais acesse:

https://www.ibm.com/developerworks/br/local/rational/dw_sync_process_configuration/index.html

One Response to “Sincronizando configurações entre Áreas de Projeto no IBM Rational Team Concert”

  1. Tentei utilizar este plugin na versão 4.0.3 do RTC mas não está salvando as alterações, sabe dizer se o plugin ainda é compatível com esta versão do RTC?
    Obrigado.

Trackbacks/Pingbacks

Leave a Reply

You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>