Esse blog estava meio parado desde que comecei a viajar muito e ficar sem tempo. Mas vou postar aqui alguns tópicos que postei no blog da IBM Rational para começar a movimentá-lo novamente =)

O projeto Eclipse (eclipse.org) foi originalmente criado pela IBM em 2001 e tem desde então recebido cada vez mais apoio de empresas e comunidades de software livre.
Com o sucesso desse modelo de desenvolvimento envolvendo simultaneamente empresas e comunidade, em 2004 foi criada uma entidade independente chamada Eclipse Foundation. Essa entidade tem até hoje o objetivo de preservar a independencia do projeto Eclipse de desejos da empresa A ou B, dando voz a todos o envolvidos.
Os resultados são expressivos. Há algum tempo temos o Eclipse como base de ferramentas IBM e vários outros players, sem falar em projetos da comunidade.
Tudo isso tem feito o Eclipse evoluir muito rápido gerando beneficios para todos. Neste sentido, uma feature nova não é importante apenas para o software eclipse que baixamos do eclipse.org, ela gera valor para software livre e comercial e mais ainda para você usuário de alguma dessas ferramentas.

Já que o Eclipse é tão importante por ser a base de outros softwares, quais são suas tendências e o que está por vir para beneficiar nosso dia a dia?
Olhando o presente, o Eclipse 3.6 lançado recentemente provavelmente vai ser a utilizado em ferramentas Rational que serão lançadas em 2011. Essa versão possui uma série de pequenas melhorias em cima de uma base consolidada. Mas para falarmos de tendencias temos que olhar mais a frente.

Conhecendo o Eclipse e olhando para o futuro é fácil prever que: as ferramentas que serão lançadas em meados de 2012 e que talvez nem começaram a ser projetadas vão ter sua interface visual “repaginada” com um design similar a imagem abaixo.

Esse é um print do Eclipse 4 para “Early Adopters” que acaba de ser liberado. Basicamente essa é uma versão inicial do Eclipse 4 direcionada apenas para que desenvolvedores de plug-ins comecem a adaptar suas extensões para essa nova versão do Eclipse.

Ainda pensando em interface visual, este novo Eclipse vai suportar temas baseados em CSS, maior customização de widgets (campos e componentes visuais) e a tendencia é que cada aplicativo baseado nesta IDE tenha cada vez mais uma identidade visual diferenciada. Em alguns casos a primeira vista possivelmente nem vamos perceber que o software que iremos utilizar tem por trás uma solução tão madura e cada vez mais customizável.

Por falar em Eclipse, não foi atoa que seu modelo de desenvolvimento foi escolhido pela IBM para ser a base de outro projeto – http://www.jazz.net onde encontramos o Rational Team Concert, Rational Quality Manager, Rational Requirements Composer, entre outros que tem seguido o mesmo caminho de sucesso.

link original: http://bit.ly/go5qIB

Leave a Reply

You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>