Novo ALM da IBM

Bruno Braga on May 10th, 2009

Para quem trabalha com desenvolvimento de software, é importantíssimo ter boas ferramentas para auxiliar e facilitar  o trabalho da equipe.
A integração entre essas ferramentas e conseqüentemente entre o trabalho das pessoas também é desejavel, e é realizada por soluções ALM (Application Lifecycle Management) que cuidam de todo o ciclo de vida da construção do software.

Dois exemplos de empresas que possuem soluções ALM são a Borland e a IBM, e esta última está “repaginando” seus softwares (especificamente da brand Rational) com novos lançamentos desde o ano passado.
Como usuário vejo essa reformulação sendo construída em cima de dois pilares importantes:

  • integração mais transparente entre as ferramentas – todas estão utilizando como base a plataforma Jazz desenvolvida pela IBM;
  • foco em web 2.0 e tecnologias modernas – neste ponto não confunda web 2.0 com ajax, existe muitas outras coisas por tras como usabilidade, experiência do usuário, customização, etc…;

O Rational Team Concert

O primeiro grande lançamento (junho 2008) utilizado plataforma Jazz foi o Rational Team Concert (RTC) que é uma ferramenta excelente de Software Configuration Management e Change Management, e já comentamos sobre ele aqui no blog. Inclusive me arrisco a dizer que o RTC é o melhor sofware IBM Rational atualmente. Ele ainda não é tão difundido no Brasil porque é relativamente novo, mas tem futuro!

Outros lançamentos 2008

O RTC foi o primeiro passo, o caminho a ser seguido por outras ferramentas Rational. E como era de se esperar no final de 2008 foi lançado o Rational Quality Manager (RQM) e Rational Requirement Composer (RRC) que também usam a plataforma Jazz.

Um pequeno inconveniente é que apesar de utilizar a mesma tecnologia, a versão 1.0 do RTC, RRC e RQM trabalham em databases separadas (não podem compartilhar o mesmo banco) e isso dificulta a integração de usuários e dados dos projetos.

Mas todos estes itens estão sendo tratados pela IBM de forma muito transparente no site jazz.net e uma integração maior entre o RTC, RRC e RQM está previsto para a versão 2.0 que será lançada em junho de 2009.

Um bom link para verificar essa integração funcionando é esse post/vídeo no blog dos desenvolvedores:
Surfing the Collaborative ALM web – RTC, RQM, and RRC

Lançamentos 2009

Muitos lançamentos e roadmaps de 2009 serão anunciados no Rational Software Conference 2009 (RSC) que acontece em Orlando a partir do dia 31 de maio.

Vou estar no RSC em Orlando e talvez eu consiga ver de perto algumas novidades.
Mas muitas delas já estão claras a algum tempo e pode ser visto no próprio material de divulgação da plataforma Jazz no jazz.net:

Além dos 3 softwares Jazz (RTC, RQM, RRC) que já foram lançados e estão pertos da versão 2.0, no RSC será divulgado um novo software de “Enterprise Reporting” para extrair dados e relatórios dos projetos e um novo software de “Project Management” já que o Rational Portfolio Management foi descontinuado. Como é possível ver na figura, todos eles utilizarão a plataforma Jazz.

Por questões profissionais já sei o nome dessas novas ferramentas e participo do programa beta delas (restrito), mas por enquanto não posso divulgar muitos detalhes.

Para terem uma idéia do que é esse novo ALM, atualmente os projetos da plataforma Jazz consomem o maior investimento da IBM na área de softwares em comparação entre as brands – Websphere, Lotus, Rational, etc… Além de um investimento pesado, a equipe é formada por profissionais do projeto Eclipse e grandes nomes como Erich Gamma, Grady Booch, Scott Ambler. Com esse foco todo não da para duvidar do sucesso dessa empreitada.

5 Responses to “Novo ALM da IBM”

  1. Também estarei lá no RSDC 2009! Inclusive serei palestrante e falarei sobre como usar o RTC e o RQM com desenvolvimento C e C++. Vide a palestra de código CRMA34 em:

    https://1bosweb3.experient-inc.com/Events/Rational/RSDC2009/Agenda/agenda_by_track.cfm?track=CRMA

  2. Opa José Papo, sim eu tinha visto você na agenda do evento. Sabia que era você porque de vez enquando acompanho seu blog. Apesar de ser sobre C e C++ que não são muito a minha área, vou tentar assistir a palestra =)… O assunto RTC e RQM é sempre interessante.

    A gente se fala lá. Provavelmente vou estar com o Luiz Callado que você já conhece.

    Abçs,

  3. pow, legal o post e excelente abordagem. Sem falar que temos uma versao free para ate 10 desenvolvedores. Entao a pequena empresa de T.I pode desfrutar da tecnologia e ver o potencial do RTC.
    http://www-01.ibm.com/software...../expressc/

    abracos, bruno.

  4. Este site foi… como dizê-lo? Relevantes!!!! Finalmente achei algo que
    me ajudou. Muito obrigado !

    meu homepage empregos hoje rj

Trackbacks/Pingbacks

  1. IBM Rational Software Conference 2009

Leave a Reply

You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>