Acompanhando projetos no Rational Team Concert

Bruno Braga on December 20th, 2008

Meu último post foi sobre a campanha de ajuda ao Sr. Ping. Ele estava perdido no espaço e queria fazer contato com sua equipe / projeto. A solução encontrada foi utilizar o Rational Team Concert (RTC), uma ferramenta colaborativa da IBM para suportar o desenvolvimento de software.

Então vamos aproveitar esse tema e ver tecnicamente como é possível acompanhar um projeto no Rational Team Concert através do Load Bars e Progress Bars. Obs: pesquise também outras maneiras de realizar o acompanhamento, como feeds, notifications, reports, etc…

Antes de mais nada, para quem ainda não conhece o RTC ele é baseado na plataforma Jazz, é desenvolvido com ajuda da comunidade (eclipse way), possui conceitos modernos,  foco em desenvolvimento ágil e entre os vários recursos tem controle de atividades, gestão de código, build, times, interation plans, entre outros…

No RTC muitas pessoas tem curiosidade para saber como é calculado as barras de progresso de cada iteração e plano do projeto. O que são aqueles números? Qual a diferença da barrinha verde clara e escura? O que quer dizer a vermelha? Existem vários links do RTC sobre o tema, mas vou resumir o assunto neste post e colocar algumas considerações.
Primeiro vamos entender quais são os dois tipos de barras de progresso:


Load Bars

É uma barra de progresso individual, ela faz o paralelo entre o trabalho alocado para uma membro do time e o tempo restante da iteração.  Essa estatística é uma resposta rápida para: “Eu tenho tempo para terminar todo o meu trabalho previsto nesta interação?”
Assim os gerentes podem realocar atividades de acordo com a carga de trabalho de cada recurso.
Essa informação está disponível na view “Team Central” na seção “Team Load”.
Ao acessar o “Team Load” será exibido um “Load Bar” para cada recurso do time.
Exemplos:

Indica que 18 das 104 horas de trabalho desta iteração já foram alocadas para este recurso. A barra branca (neste contexto) e o label verde indicam que 86 horas de trabalho desse recurso não estão associadas a nenhuma atividade (você tem tempo sobrando) nesta interação.
Seu trabalho está excedendo o tempo disponível: há 137 horas planejadas para você para 104 possíveis nesta interação. Você está sobrecarregado em 33 horas mostradas pelo label e barra vermelha.


Progress Bars

Mostra uma estatística analisando os workitems fechados e abertos. Elas estão disponíveis nos Iteration Plans e devem ser tratadas como: “Considerando todo o trabalho da interação, como estamos no momento? Qual o status?”

Se existe um target (data fim) para a iteração e algum trabalho já foi realizado, é exibida também uma projeção para o plano. A projeção assume que o trabalho futuro será realizado com a mesma velocidade do trabalho já realizado naquele plano.
Então se passaram 9 horas de trabalho e foi completado um trabalho estimado em 3 horas a projeção assume que é necessário 3 vezes mais tempo do que o estimado para o trabalho restante. Esse calculo é comparado com o tempo disponível na iteração. Se for menor você está adiantado. Se for maior você está atrasado de acordo com a projeção.

Um detalhe importante: Para esses cálculos não é necessário lançar horas (time spent). A projeção é calculada considerando o tempo que já passou e a quantidade de trabalho realizado.
O time spent somente será utilizado SE a previsão para realizar a atividade estava errada e foi preenchido o time spent para corrigi-lá, neste caso o esforço da atividade deixa de ser o estimado e passa a ser esse valor do time spent (realizado).
Exemplos:

A barra de progresso mostra que 48 das 219 horas foram realizadas. Não há projeções (a iteração não tem data para finalizar).
Uma barra de progresso com projeção. Ela mostra que 45 das 80 horas foram realizadas e que você está indo melhor do que o esperado. A parte verde clara mostra o quanto você está adiantado nesta projeção.
Você está atrasado 5 horas. A barra mostra que 4 das 21 horas foram completadas. O esperado era que você tivesse completado 9 horas de trabalho e a barra vermelha ilustra onde você deveria estar.


Então resumindo: essas estatísticas são auto-alimentáveis à medida que as datas do projeto vão sendo previstas (data das iterações) e que o trabalho vai sendo realizado pela equipe. Quanto mais verde estiver a barra de progresso melhor está o andamento do seu projeto. O verde claro pode indicar que você estimou errado (mais tempo do que o necessário) ou que tem uma equipe muito boa.
O vermelho nunca é bom. Mesmo que esteja fazendo as tarefas mais difíceis primeiro e pretenda recuperar no final, o vermelho indicaria que a previsão dessas tarefas foi errada.

Utilizando iterações e planos corretamente você tem um feedback online se as estimativas estão corretas e pode agir rapidamente para evitar atrasos no projeto.

Esses dados são um aliado se forem utilizados corretamente.

3 Responses to “Acompanhando projetos no Rational Team Concert”

  1. Parabens. muito bom o site
    continue assim

  2. Parabéns Bruno. Você é o Cara!

Trackbacks/Pingbacks

  1. IBM Rational Team Concert

Leave a Reply

You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>